Cromoterapia: O poder das cores.

Olá! ♥

Para iniciar a categoria “Decoração” aqui no blog, decidi falar sobre um assunto que gosto demaaais e espero um dia estudar de forma aprofundada sobre ele: a Cromoterapia.

Bom, e o que é isso?

A Cromoterapia estuda as cores e as aplica de forma terapêutica em ambientes de acordo com suas características. As cores podem influenciar positivamente ou negativamente em nosso humor dependendo do ambiente em que foram aplicadas.

Então, se você está reformando ou decorando, aqui vão dicas na hora da escolha das cores para seu novo espaço.


BRANCO

É a cor mais utilizada em decorações minimalistas e paredes. É tão neutra quanto a cor preta e faz transparecer pureza, frescor e tranquilidade ao lugar. Ajuda a iluminar os ambientes e pode ser combinado com todas as outras cores, porééém vale destacar que: a cor branca potencializa a ação das outras cores criando certa harmonia, por isso, se a ideia é iluminar o ambiente sem o deixar “frio”, use a cor branca com moderação, assim como a cor preta, que deprime o ambiente e pode causar uma sensação de tristeza (MAS, quando em aplicado, o preto fica lindo demaais! haha).

Além disso, se seu ambiente é pequeno, o uso da cor branca nas paredes irá trazer uma sensação de espaço maior e bem iluminado (Observação importante: NUNCA use cores escuras nas paredes de um ambiente SE seu propósito é de “aumentar” o lugar.)

O branco também é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa, o que pode ser muito bom para ambientes corporativos. Então, se você busca elegância e simplicidade, a cor branca pode ser sua solução.

PRETO

A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, sofisticação e elegância. Uma cor versátil, permite ser combinada com outras todas as cores. É tida como masculina, sóbria, impessoal.

Assim como o branco, não se deve abusar demais da cor, a não ser que o espaço seja favorável e permita uma boa iluminação externa (assim como na foto abaixo), caso contrário o ambiente pode ficar pesado, triste e com pouca iluminação.

CINZA

É a soma do branco e do preto o que resulta em outra cor neutra, o cinza. Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável. Para ambientes minimalistas a composição da cor preta, branca e cinza é uma das mais pedidas.

É uma cor ótima para escritórios, home offices, bibliotecas e etc, pois essa cor não interfere na concentração e produtividade do indivíduo.

Costuma- se utilizar essa cor em ambientes corporativos, pois indica profissionalismo, responsabilidade e conhecimento.

AZUL

A cor azul é calmante e transmite serenidade, mas pode ser ligeiramente estimulante quando utilizado em muita quantidade. Os tons de azul podem ajudar a acalmar a dor e favorecer a concentração e raciocínio, a produtividade e a redução do apetite (impressionante, não?), por isso também é bastante utilizada na decoração de quartos, escritórios e consultórios médicos principalmente.

A cor também pode proporcionar a sensação de frescor em locais mais quentes, como por exemplo, em casas de praia.

VERDE

Segundo a cromoterapia, a cor verde estimula o sistema imunológico e o crescimento, e ao mesmo tempo, é utilizado para tranquilizar, sendo assim, pode ser uma ótima opção de cor para quartos de bebês e crianças, além de consultórios médicos e hospitais. Ela realmente ajuda a acalmar todos os sentidos e leva equilíbrio emocional ao ambiente.

Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade.

Seu poder de transmitir frescor é a razão pela qual é aplicada em marcas e produtos de higiene. No universo corporativo, reforça a ideia de ponderação e coerência.

AMARELO 

O amarelo representa alegria e otimismo. É uma cor que ilumina o ambiente por ser uma cor feliz e acolhedora, deixa o espaço mais vibrante. Foi uma tendência forte para a decoração em 2016, pois era utilizada com referências cubanas, e o amarelo junto ao vermelho e azul fazem uma decoração cubana bem alegre.

A cor amarela também estimula o raciocínio e atua diretamente sobre as atividades mentais, podendo estimular o apetite (assim também como a cor vermelha). E por isso, junto ao vermelho, se tornam cores geralmente utilizadas para chamar a atenção, abrir o apetite do indivíduo e dar a sensação de rapidez em estabelecimentos de Fast food (preste atenção nesses tipos de estabelecimentos, essas cores não estão lá por acaso rsrs).

VERMELHO

Cor da paixão… ou da fome? A cor vermelha é estimulante e como mencionei antes, ela induz o apetite e devido à isso é muito usada em estabelecimentos de Fast food. 

É uma das cores mais intensas e dramáticas para uma decoração. Porém deve-se tomar cuidado com o excesso dela, pois também pode aguçar outros sentimentos mais intensos, como a agressividade e inquietação. Além de aumentar a vitalidade dos ambientes, o vermelho estimula o sistemas circulatório e acelera o fluxo sanguíneo.

Mas cuidado: quando o assunto é lazer, o vermelho pode significar uma recusa.

LARANJA

A cor laranja é vibrante e cheia de energia, proporcionando um ambiente alegre e feliz, pois dá sensação de bem estar e, consequentemente, aumenta a autoestima. O laranja também estimula a comunicação e o apetite e é geralmente utilizado para a decoração de restaurantes e cozinhas, porém há quem utilize em outros tipos de ambientes, como na foto abaixo.

O laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é extremamente ativo, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos.

 

MARROM

O marrom é uma cor quente, neutra e natural, transmitindo conceitos associados à seriedade, natureza, segurança e sofisticação. É frequentemente utilizada no segmento moveleiro, design de interiores e em ambientes sofisticados, realçando a elegância e confiabilidade dos produtos e serviços.Em tonalidades mais quentes, estimula o apetite refinado, por isso é tão associado à empórios e estabelecimentos gourmet.

No universo corporativo, representa o comprometimento e seriedade do empreendimento por estimular concentração e organização.

ROSA

É uma cor delicada, com muita feminilidade e graciosidade, o rosa simboliza romantismo e inocência.

Os tons fortes, como o pink, sugerem modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção, muito utilizados em quartos de bebês e salas de estar.

VIOLETA

O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa nobreza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete calma e sensatez. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial.

É frequentemente utilizado em produtos de beleza e bem-estar, bem como artigos de luxo.

E aí? Creio que deu pra ter uma ideia sobre cada cor e sobre a Cromoterapia.

Acompanhe os próximos posts e até a próxima ♥

Be the first to comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *