Decoração Escandinava?

Olá! ♥

Andei fuçando meu Pinterest hoje e para onde eu olhava falava sobre decoração Escandinava (um tipo de decoração que sou apaixonada). Para ser bem sincera, só descobri que esse era o nome faz pouco tempo (hahaha). Então, decidi explicar e mostrar aqui o que caracteriza essa decoração e algumas inspirações e dicas para você decorar o seu espaço desse jeitinho.

Fonte: Tudo Orna/JustLia

Como surgiu o Estilo Escandinavo?  

Carl Larsson foi um artista Sueco que ficou conhecido pelas suas pinturas que retratavam sua vida familiar com a esposa e também artista, Karin. O casal vivia na cidade de Sundborn e a residência dos artistas virou referência do estilo escandinavo, pois Karin aplicava suas habilidades no design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno. Já as pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos ambientes mais famosos do mundo.

Aqui algumas pinturas que retratam a casa dos artistas:

Fonte: Wikipédia
Fonte: Wikipédia

Mas afinal, o que é o design escandinavo ou nórdico?

O design escandinavo ou nórdico consiste em ter um ambiente simples, básicos e aconchegantes. Geralmente este estilo utiliza uma paleta de cores neutras (♥) com maior predominância no branco, mesclada com tons mais vibrantes nos objetos.

As principais cores do estilo escandinavo são: branca, cinza e bege. Os detalhes em madeiras auxiliam e deixam a decoração com ar confortável e clássico, ela pode aparecer em várias versões: nos pisos, nos pés dos móveis, estantes e outros objetos. O estilo nórdico apresenta quase sempre, móveis retos e elegantes.

 

Agora, alguma dicas e inspirações de como deixar sua casa mais linda com esse design 😉

Nesses espaços, as cores claras são muito evidentes – até porque em várias cidades nórdicas, o sol quase não aparece por meses, então tudo o que auxilia uma boa iluminação é sempre muito bem vindo. Então, o branco é uma cor MUITO presente nesse tipo de decoração, tanto nas paredes quanto nos móveis. As janelas quase não têm cortinas ou, se tiverem serão bem levinhas (para aumentar a presença da luz natural na ambiente).

Fonte: My Dubio e Pinterest

Alguns elementos naturais procuram trazer mais aconchego para os cômodos. Por isso, é muito comum vermos pisos, paredes e móveis de madeira – além de pelúcias em formato de tapetes ou enfeites em camas, sofás e cadeiras.

Fonte: Teoria Criativa e My Scandinavian Home

 

As linhas simples e a ausência de muitos elementos também é uma característica escandinava. Os móveis são usados com cuidado, sem pesar no ambiente, e sempre são funcionais, servindo muito mais do que apenas de enfeite.

Fonte: Pinterest e Nordic Days

 

Elementos como plantas são ótimas para quebrar a monotonia do preto e branco, estejam elas na sala ou no banheiro. Além disso, também é legal investir em quadros com frases, ilustrações ou fotos nas paredes. Mas lembrando: sem exageros!

Se você curtiu esse estilo e quer mais ideias, recomendo dar uma olhada nos posts do site My Scandinavian Home. 😉

Até a próxima ♥

 

Fonte: justlia

Você já conferiu estes?

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *